-
ntrodução aos Textos de Uso Cotidiano (bilhetes, avisos, recados)
-
Elementos Essenciais de um Bilhete
-
Produção de Bilhetes – Rascunho
-
Revisão e Versão Final de Bilhetes
-
Função Social e Circulação dos Textos do Cotidiano
-
O que é notícia?
-
Fatos e Opiniões em Notícias
-
Produzindo uma Notícia da Escola
-
Revisão da Notícia + Edição Final
-
Apresentação Oral das Notícias
-
Estrutura de uma Carta Pessoal
-
Analisando Cartas e Seus Destinatários
-
Produção de Carta Pessoal (Rascunho)
-
Revisão e Troca de Cartas
-
Leitura Compartilhada das Cartas
-
O que são textos de convite e propaganda?
-
Identificando Informações Explícitas em Convites
-
Produzindo um Convite (Rascunho)
-
Revisão e Finalização de Convites
-
Socialização e Análise de Propagandas
-
Revisão dos Gêneros Estudados (Bilhete, Aviso, Notícia, Carta, Convite)
-
Prática de Oralidade – Apresentação de Bilhete/Notícia ao Vivo
-
Jogos de Perguntas e Respostas sobre Textos
-
Avaliação Parcial (Atividade Escrita)
-
Correção e Devolutiva + Atividades de Reforço
-
Introdução a Fábulas
-
Reconto Oral de Fábula
-
Produção de Pequena Fábula (Rascunho)
-
Revisão e Finalização de Fábula
-
Apresentação das Fábulas Criadas
-
Leitura de Conto Clássico (ex.: “Chapeuzinho Vermelho”)
-
Diferença entre Narrador em 1ª e 3ª Pessoa
-
Análise de Conflito e Desfecho em Conto
-
Reescrita de Final de Conto
-
Roda de Leitura dos Novos Finais
-
Ortografia Básica – Uso de dígrafos (nh, lh, ch)
-
Pontuação em Diálogos
-
Concordância Verbal (eu canto, nós cantamos)
-
Uso de Pronomes Pessoais e Possessivos
-
Produção de Pequena Narrativa Aplicando Regras
-
Avaliação Parcial de Leitura (Prova Escrita)
-
Avaliação Parcial de Produção Textual
-
Correção e Devolutiva das Avaliações
-
Projeto de Leitura – Escolha de Livros
-
Momento de Leitura Silenciosa e Compartilhamento
-
Revisão Geral do Bimestre
-
Oficina de Escrita Livre
-
Apresentações Orais Curtas
-
Atividades de Fixação Lúdicas (Jogos e Dinâmicas)
-
Encerramento do Bimestre 1
-
O que é Poesia?
-
Rimas e Musicalidade
-
Produção de Poema Curto (Rascunho)
-
Revisão e Declamação
-
Poemas Concretos e Formato Visual
-
Onomatopeias em Poemas e HQs
-
Aliteração e Repetição de Sons
-
Criação de Poema com Onomatopeias e Aliterações
-
Oficina de Correção e Melhoria
-
Sarau de Poesias
-
Planejamento de um Pequeno “Livro de Poemas” da Turma
-
Seleção e Edição dos Poemas
-
Ilustração e Diagramação
-
Montagem do “Livro de Poemas”
-
Apresentação Interna do “Livro de Poemas”
-
Acentuação – Regras básicas (paroxítonas mais comuns)
-
Ditongos em Palavras do Poema
-
Pontuação em Versos (uso de vírgulas, pontos)
-
Prática de Ortografia (Jogos)
-
Pequeno Desafio de Escrita Poética com Correção Consciente
-
Avaliação Parcial – Interpretação de Poemas
-
Avaliação Parcial – Produção Poética
-
Correção e Devolutiva das Avaliações
-
Reforço Direcionado
-
Encerramento da Unidade 3
-
Introdução à Unidade 4 – Variedades Linguísticas e Respeito
-
Variedades Linguísticas: Escuta de Gravações e Canções Regionais
-
Escuta Ativa: Recuperando Ideias Principais em Apresentações
-
Uso de Dicionário para Esclarecer Significados
-
Produção de Breve Texto Argumentativo sobre Tema Polêmico
-
Variedades Linguísticas: Urbanas e Rurais
-
Prática de Escuta Formal: Recuperando Ideias Principais
-
Dicionário na Prática – Jogo de Palavras
-
Textos Injuntivos: Observando Instruções de Jogos Digitais ou Impressos
-
Produção de Tutorial em Áudio ou Vídeo
-
Revisão de Tabelas, Diagramas e Gráficos
-
Criação de Pequeno Relatório com Tabela ou Diagrama
-
Discussão e Opinião sobre Tema Polêmico, Focando Diversidade Linguística
-
Oficina de Reescrita: Aperfeiçoando Tutoriais (Textos Injuntivos)
-
Análise e Uso de Diagramas e Gráficos em Pequenas Pesquisas
-
Variedades Linguísticas: Debate sobre Gírias Regionais ou Juvenis
-
Oficina de Texto: Pequeno Relatório com Tabela e Gráfico
-
Exercício de Escuta: Apresentações de Colegas + Identificação de Ideias Principais
-
Produção de Texto Argumentativo (Tema Polêmico 2)
-
Finalizando Tutoriais: Gravação ou Apresentação para Colegas
-
Jogo de Variedades Linguísticas: Reconhecendo e Respeitando Diferenças
-
Revisão Global: Variedades Linguísticas, Argumentação, Escuta, Dicionário, Textos Injuntivos, Tabelas/Diagramas
-
Aplicação Prática: Escrevendo Texto que Integre Vários Itens (Citação de Variedade, Argumento, Conectivos, Tabela)
-
Pré-Avaliação: Revisão Dirigida sobre Habilidades da Unidade
-
Avaliação Formal da Unidade 4
-
Introdução aos Conceitos de Reportagem e Entrevista
-
Estrutura de uma Reportagem Infantil
-
Leitura de Reportagens Infantis e Localização de Informações
-
Conceitos Básicos de Entrevista
-
Comparando Reportagem e Entrevista + Localização de Informação
-
Fato x Opinião em Textos Jornalísticos
-
Planejamento da Pequena Reportagem Sobre a Escola
-
Produção Escrita da Reportagem
-
Revisão e Correção da Pequena Reportagem
-
Apresentação Oral das Reportagens
-
Técnicas de Entrevista – Elaboração de Perguntas
-
Simulação de Entrevistas em Duplas
-
Análise de Entrevistas Reais e Técnicas Avançadas
-
Escrita do “Texto de Entrevista” – Rascunho
-
Finalização do Texto de Entrevista
-
Revisando Formato Jornalístico (Manchete, Lide, Corpo)
-
Uso de Software ou Cartolina para Diagramar
-
Finalização do “Jornal da Turma”
-
Apresentação Oral Tipo “Telejornal” – Ensaios
-
Apresentação Oral Tipo “Telejornal” – Execução
-
Avaliação de Leitura e Interpretação (Textos Jornalísticos)
-
Avaliação de Produção (Reportagem/Entrevista)
-
Correção e Devolutiva das Avaliações
-
Reforço Direcionado
-
Fechamento da Unidade (Reportagem/Entrevista)
-
Introdução a Textos de Divulgação Científica
-
Leitura Profunda de Texto Científico e Vocabulário Específico
-
Comparando Dois Textos de Divulgação Científica
-
Questionário sobre Texto Científico – Enfoque na Organização de Dados
-
Encerramento de Leitura de Textos de Divulgação Científica
-
Introdução à Pesquisa Orientada (Tema de Ciências ou Estudos Sociais)
-
Coleta de Informações – Pesquisa em Fontes
-
Organização de Dados em Tabelas/Diagramas
-
Produção de Verbetes de Enciclopédia ou Pequenos Relatórios (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão)
-
Revisão Coletiva dos Verbetes/Relatórios e Fechamento do Bloco
-
Introdução à Produção de Verbetes ou Relatórios
-
Planejamento do Verbetes/Relatório (Escolha de Tema e Estrutura)
-
Redação do Verbetes/Relatório – Introdução e Desenvolvimento
-
Concluindo e Revisando o Verbetes/Relatório
-
Socialização dos Verbetes/Relatórios e Revisão Coletiva Final
-
Planejamento da Apresentação Oral e Seleção de Recursos
-
Produção de Cartazes ou Slides (Recursos Multimídia)
-
Finalização dos Recursos Multimídia e Ensaio da Apresentação
-
Apresentação Oral dos Resultados (Exposição em Sala)
-
Conclusão das Apresentações e Fechamento do Bloco
-
Avaliação de Leitura (Textos Expositivos)
-
Avaliação de Produção (Verbetes, Relatórios)
-
Correção e Devolutiva das Avaliações
-
Fechamento e Reforço Personalizado
-
Encerramento e Fechamento do Bloco (Avaliações e Reforço)
-
Introdução a Histórias em Quadrinhos (HQs) e Tirinhas
-
Onomatopeias, Expressões e Personagens em HQs
-
Leitura Compartilhada de HQs em Grupo
-
Roteiro para Produção de HQ Curta (Planejamento)
-
Desenho e Rascunho da HQ Curta (Foco em Pontuação de Diálogos e Ortografia)
-
Introdução ao Planejamento de uma HQ Curta
-
Desenhando a HQ Curta – Rascunho dos Quadrinhos
-
Revisão e Foco em Pontuação de Diálogos e Ortografia na HQ
-
Versão Final e Socialização da HQ Curt
-
Conclusão e Reflexão sobre HQs Produzidas
-
Introdução às Crônicas Infantis
-
Leitura de Crônicas Infantis – Identificação de Narrador
-
Leitura de Crônica – Identificação de Tempo e Espaço
-
Comparação de Duas Crônicas – Foco em Narrador, Tempo e Espaço
-
Encerramento: Leitura de Crônicas e Identificação de Narrador, Tempo, Espaço
-
Introdução às Diferenças entre Crônica e Texto Dramatizado
-
Escolha de Gênero e Planejamento: Crônica ou Texto Dramatizado
-
Redação Inicial da Crônica ou Texto Dramatizado
-
Conclusão e Revisão do Texto (Crônica ou Dramatizado)
-
Apresentação e Socialização das Crônicas ou Textos Dramatizados
-
Avaliação de Leitura (HQ ou Crônica)
-
Avaliação de Produção (Crônica ou HQ)
-
Correção e Devolutiva das Avaliações (Leitura e Produção)
-
Reforço Personalizado: Revisão de Erros Mais Frequentes
-
Fechamento e Síntese do Bloco (Avaliações, Reforços)
-
Revisão Sistemática de Ortografia – Foco em Sufixos
-
Revisão de Dígrafos Complexos (ch, lh, nh, gu, qu)
-
Exercícios Avançados de Ortografia: Sufixos + Dígrafos Complexos
-
Oficina de Correção: Textos Curtos com Erros de Ortografia
-
Encerramento do Bloco de Ortografia: Síntese e Apresentação de Dicas
-
Revisão de Pontuação em Discursos Diretos (Travessão)
-
Uso de Vírgulas em Enumerações
-
Oficina de Texto Focando Coesão – Uso de Pronomes
-
Oficina de Texto Focando Coesão – Uso de Conectivos
-
Aplicação Geral: Pequeno Texto Unindo Pontuação, Coesão, Ortografia
-
Apresentação do Projeto Final: “Livro” ou Portfólio de Gêneros
-
Edição dos Textos Selecionados (Ortografia, Pontuação, Formatação)
-
Diagramação e Criação de Capa para o “Livro” ou Portfólio
-
Finalização do Portfólio e Preparação para Apresentação
-
Apresentação Final do “Livro”/Portfólio e Encerramento do Projeto
-
Planejamento do Evento Final (Exposição, Sarau ou Feira Literária)
-
Ensaios e Preparações para o Evento (Exposição/Sarau)
-
Últimos Ajustes e Montagem do Espaço para o Evento
-
Dia do Evento (Exposição, Sarau, Feira Literária)
-
Avaliação Global das Competências de Leitura, Escrita e Oralidade
-
Avaliação Final de Leitura
-
Avaliação Final de Produção Textual
-
Entrega de Portfólio e Devolutiva das Avaliações
-
Autoavaliação do Aluno
-
Fechamento do Ano Letivo: Reflexão e Confraternização
Avaliações
Não há avaliações ainda.