Search

4º ano Fundamental – PORTUGUÊS – PLANEJAMENTO ANUAL

NESTA AULA CONTÉM:

  • ntrodução aos Textos de Uso Cotidiano (bilhetes, avisos, recados)

  • Elementos Essenciais de um Bilhete

  • Produção de Bilhetes – Rascunho

  • Revisão e Versão Final de Bilhetes

  • Função Social e Circulação dos Textos do Cotidiano

  • O que é notícia?

  • Fatos e Opiniões em Notícias

  • Produzindo uma Notícia da Escola

  • Revisão da Notícia + Edição Final

  • Apresentação Oral das Notícias

  • Estrutura de uma Carta Pessoal

  • Analisando Cartas e Seus Destinatários

  • Produção de Carta Pessoal (Rascunho)

  • Revisão e Troca de Cartas

  • Leitura Compartilhada das Cartas

  • O que são textos de convite e propaganda?

  • Identificando Informações Explícitas em Convites

  • Produzindo um Convite (Rascunho)

  • Revisão e Finalização de Convites

  • Socialização e Análise de Propagandas

  • Revisão dos Gêneros Estudados (Bilhete, Aviso, Notícia, Carta, Convite)

  • Prática de Oralidade – Apresentação de Bilhete/Notícia ao Vivo

  • Jogos de Perguntas e Respostas sobre Textos

  • Avaliação Parcial (Atividade Escrita)

  • Correção e Devolutiva + Atividades de Reforço

  • Introdução a Fábulas

  • Reconto Oral de Fábula

  • Produção de Pequena Fábula (Rascunho)

  • Revisão e Finalização de Fábula

  • Apresentação das Fábulas Criadas

  • Leitura de Conto Clássico (ex.: “Chapeuzinho Vermelho”)

  • Diferença entre Narrador em 1ª e 3ª Pessoa

  • Análise de Conflito e Desfecho em Conto

  • Reescrita de Final de Conto

  • Roda de Leitura dos Novos Finais

  • Ortografia Básica – Uso de dígrafos (nh, lh, ch)

  • Pontuação em Diálogos

  • Concordância Verbal (eu canto, nós cantamos)

  • Uso de Pronomes Pessoais e Possessivos

  • Produção de Pequena Narrativa Aplicando Regras

  • Avaliação Parcial de Leitura (Prova Escrita)

  • Avaliação Parcial de Produção Textual

  • Correção e Devolutiva das Avaliações

  • Projeto de Leitura – Escolha de Livros

  • Momento de Leitura Silenciosa e Compartilhamento

  • Revisão Geral do Bimestre

  • Oficina de Escrita Livre

  • Apresentações Orais Curtas

  • Atividades de Fixação Lúdicas (Jogos e Dinâmicas)

  • Encerramento do Bimestre 1

  • O que é Poesia?

  • Rimas e Musicalidade

  • Produção de Poema Curto (Rascunho)

  • Revisão e Declamação

  • Poemas Concretos e Formato Visual

  • Onomatopeias em Poemas e HQs

  • Aliteração e Repetição de Sons

  • Criação de Poema com Onomatopeias e Aliterações

  • Oficina de Correção e Melhoria

  • Sarau de Poesias

  • Planejamento de um Pequeno “Livro de Poemas” da Turma

  • Seleção e Edição dos Poemas

  • Ilustração e Diagramação

  • Montagem do “Livro de Poemas”

  • Apresentação Interna do “Livro de Poemas”

  • Acentuação – Regras básicas (paroxítonas mais comuns)

  • Ditongos em Palavras do Poema

  • Pontuação em Versos (uso de vírgulas, pontos)

  • Prática de Ortografia (Jogos)

  • Pequeno Desafio de Escrita Poética com Correção Consciente

  • Avaliação Parcial – Interpretação de Poemas

  • Avaliação Parcial – Produção Poética

  • Correção e Devolutiva das Avaliações

  • Reforço Direcionado

  • Encerramento da Unidade 3

  • Introdução à Unidade 4 – Variedades Linguísticas e Respeito

  • Variedades Linguísticas: Escuta de Gravações e Canções Regionais

  • Escuta Ativa: Recuperando Ideias Principais em Apresentações

  • Uso de Dicionário para Esclarecer Significados

  • Produção de Breve Texto Argumentativo sobre Tema Polêmico

  • Variedades Linguísticas: Urbanas e Rurais

  • Prática de Escuta Formal: Recuperando Ideias Principais

  • Dicionário na Prática – Jogo de Palavras

  • Textos Injuntivos: Observando Instruções de Jogos Digitais ou Impressos

  • Produção de Tutorial em Áudio ou Vídeo

  • Revisão de Tabelas, Diagramas e Gráficos

  • Criação de Pequeno Relatório com Tabela ou Diagrama

  • Discussão e Opinião sobre Tema Polêmico, Focando Diversidade Linguística

  • Oficina de Reescrita: Aperfeiçoando Tutoriais (Textos Injuntivos)

  • Análise e Uso de Diagramas e Gráficos em Pequenas Pesquisas

  • Variedades Linguísticas: Debate sobre Gírias Regionais ou Juvenis

  • Oficina de Texto: Pequeno Relatório com Tabela e Gráfico

  • Exercício de Escuta: Apresentações de Colegas + Identificação de Ideias Principais

  • Produção de Texto Argumentativo (Tema Polêmico 2)

  • Finalizando Tutoriais: Gravação ou Apresentação para Colegas

  • Jogo de Variedades Linguísticas: Reconhecendo e Respeitando Diferenças

  • Revisão Global: Variedades Linguísticas, Argumentação, Escuta, Dicionário, Textos Injuntivos, Tabelas/Diagramas

  • Aplicação Prática: Escrevendo Texto que Integre Vários Itens (Citação de Variedade, Argumento, Conectivos, Tabela)

  • Pré-Avaliação: Revisão Dirigida sobre Habilidades da Unidade

  • Avaliação Formal da Unidade 4

  • Introdução aos Conceitos de Reportagem e Entrevista

  • Estrutura de uma Reportagem Infantil

  • Leitura de Reportagens Infantis e Localização de Informações

  • Conceitos Básicos de Entrevista

  • Comparando Reportagem e Entrevista + Localização de Informação

  • Fato x Opinião em Textos Jornalísticos

  • Planejamento da Pequena Reportagem Sobre a Escola

  • Produção Escrita da Reportagem

  • Revisão e Correção da Pequena Reportagem

  • Apresentação Oral das Reportagens

  • Técnicas de Entrevista – Elaboração de Perguntas

  • Simulação de Entrevistas em Duplas

  • Análise de Entrevistas Reais e Técnicas Avançadas

  • Escrita do “Texto de Entrevista” – Rascunho

  • Finalização do Texto de Entrevista

  • Revisando Formato Jornalístico (Manchete, Lide, Corpo)

  • Uso de Software ou Cartolina para Diagramar

  • Finalização do “Jornal da Turma”

  • Apresentação Oral Tipo “Telejornal” – Ensaios

  • Apresentação Oral Tipo “Telejornal” – Execução

  • Avaliação de Leitura e Interpretação (Textos Jornalísticos)

  • Avaliação de Produção (Reportagem/Entrevista)

  • Correção e Devolutiva das Avaliações

  • Reforço Direcionado

  • Fechamento da Unidade (Reportagem/Entrevista)

  • Introdução a Textos de Divulgação Científica

  • Leitura Profunda de Texto Científico e Vocabulário Específico

  • Comparando Dois Textos de Divulgação Científica

  • Questionário sobre Texto Científico – Enfoque na Organização de Dados

  • Encerramento de Leitura de Textos de Divulgação Científica

  • Introdução à Pesquisa Orientada (Tema de Ciências ou Estudos Sociais)

  • Coleta de Informações – Pesquisa em Fontes

  • Organização de Dados em Tabelas/Diagramas

  • Produção de Verbetes de Enciclopédia ou Pequenos Relatórios (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão)

  • Revisão Coletiva dos Verbetes/Relatórios e Fechamento do Bloco

  • Introdução à Produção de Verbetes ou Relatórios

  • Planejamento do Verbetes/Relatório (Escolha de Tema e Estrutura)

  • Redação do Verbetes/Relatório – Introdução e Desenvolvimento

  • Concluindo e Revisando o Verbetes/Relatório

  • Socialização dos Verbetes/Relatórios e Revisão Coletiva Final

  • Planejamento da Apresentação Oral e Seleção de Recursos

  • Produção de Cartazes ou Slides (Recursos Multimídia)

  • Finalização dos Recursos Multimídia e Ensaio da Apresentação

  • Apresentação Oral dos Resultados (Exposição em Sala)

  • Conclusão das Apresentações e Fechamento do Bloco

  • Avaliação de Leitura (Textos Expositivos)

  • Avaliação de Produção (Verbetes, Relatórios)

  • Correção e Devolutiva das Avaliações

  • Fechamento e Reforço Personalizado

  • Encerramento e Fechamento do Bloco (Avaliações e Reforço)

  • Introdução a Histórias em Quadrinhos (HQs) e Tirinhas

  • Onomatopeias, Expressões e Personagens em HQs

  • Leitura Compartilhada de HQs em Grupo

  • Roteiro para Produção de HQ Curta (Planejamento)

  • Desenho e Rascunho da HQ Curta (Foco em Pontuação de Diálogos e Ortografia)

  • Introdução ao Planejamento de uma HQ Curta

  • Desenhando a HQ Curta – Rascunho dos Quadrinhos

  • Revisão e Foco em Pontuação de Diálogos e Ortografia na HQ

  • Versão Final e Socialização da HQ Curt

  • Conclusão e Reflexão sobre HQs Produzidas

  • Introdução às Crônicas Infantis

  • Leitura de Crônicas Infantis – Identificação de Narrador

  • Leitura de Crônica – Identificação de Tempo e Espaço

  • Comparação de Duas Crônicas – Foco em Narrador, Tempo e Espaço

  • Encerramento: Leitura de Crônicas e Identificação de Narrador, Tempo, Espaço

  • Introdução às Diferenças entre Crônica e Texto Dramatizado

  • Escolha de Gênero e Planejamento: Crônica ou Texto Dramatizado

  • Redação Inicial da Crônica ou Texto Dramatizado

  • Conclusão e Revisão do Texto (Crônica ou Dramatizado)

  • Apresentação e Socialização das Crônicas ou Textos Dramatizados

  • Avaliação de Leitura (HQ ou Crônica)

  • Avaliação de Produção (Crônica ou HQ)

  • Correção e Devolutiva das Avaliações (Leitura e Produção)

  • Reforço Personalizado: Revisão de Erros Mais Frequentes

  • Fechamento e Síntese do Bloco (Avaliações, Reforços)

  • Revisão Sistemática de Ortografia – Foco em Sufixos

  • Revisão de Dígrafos Complexos (ch, lh, nh, gu, qu)

  • Exercícios Avançados de Ortografia: Sufixos + Dígrafos Complexos

  • Oficina de Correção: Textos Curtos com Erros de Ortografia

  • Encerramento do Bloco de Ortografia: Síntese e Apresentação de Dicas

  • Revisão de Pontuação em Discursos Diretos (Travessão)

  • Uso de Vírgulas em Enumerações

  • Oficina de Texto Focando Coesão – Uso de Pronomes

  • Oficina de Texto Focando Coesão – Uso de Conectivos

  • Aplicação Geral: Pequeno Texto Unindo Pontuação, Coesão, Ortografia

  • Apresentação do Projeto Final: “Livro” ou Portfólio de Gêneros

  • Edição dos Textos Selecionados (Ortografia, Pontuação, Formatação)

  • Diagramação e Criação de Capa para o “Livro” ou Portfólio

  • Finalização do Portfólio e Preparação para Apresentação

  • Apresentação Final do “Livro”/Portfólio e Encerramento do Projeto

  • Planejamento do Evento Final (Exposição, Sarau ou Feira Literária)

  • Ensaios e Preparações para o Evento (Exposição/Sarau)

  • Últimos Ajustes e Montagem do Espaço para o Evento

  • Dia do Evento (Exposição, Sarau, Feira Literária)

  • Avaliação Global das Competências de Leitura, Escrita e Oralidade

  • Avaliação Final de Leitura

  • Avaliação Final de Produção Textual

  • Entrega de Portfólio e Devolutiva das Avaliações

  • Autoavaliação do Aluno

  • Fechamento do Ano Letivo: Reflexão e Confraternização

OBJETIVOS

  • Esta apostila apresenta os planejamentos de Português para o 4º ano do Ensino Fundamental, abrangendo todos os dias letivos do ano. Nosso principal objetivo é facilitar o trabalho do professor, garantindo que ele possa focar sua carga horária no que realmente importa: a prática pedagógica em sala de aula.

    Sabemos que muitos professores enfrentam uma carga excessiva de planejamento fora do horário remunerado. Pensando nisso, estruturamos planos de aula completos e organizados, com todos os conteúdos distribuídos ao longo do ano letivo, de forma equilibrada e conforme a BNCC. Dessa forma, garantimos mais tempo, menos sobrecarga e um ensino estruturado e eficiente para professores e alunos.

R$150,00

Descrição

Arquivo em PDF não editável com 280 páginas, contendo:

  • Esta apostila traz planejamentos detalhados para todas as aulas do 4º ano do Ensino Fundamental, seguindo todas as habilidades da BNCC e garantindo um ensino estruturado, dinâmico e envolvente para os alunos.

    200 aulas organizadas dia a dia
    Distribuição equilibrada dos conteúdos ao longo do ano
    Sugestões de atividades práticas, avaliações, jogos pedagógicos e projetos
    Nossos planos de aula inclui gêneros textuais, ortografia, produção de texto, interpretação e muito mais!

    Sabemos que o tempo do professor é valioso. Por isso, este material foi desenvolvido para que você tenha todas as suas aulas planejadas, evitando o desgaste com a criação de planos de aula e permitindo que você se dedique ao que realmente importa: o ensino de qualidade!

    🔹 O que você encontrará nesta apostila?

    PLANEJAMENTOS DE:
    📖 Sugestão de gêneros textuais (bilhetes, cartas, notícias, fábulas, HQs, crônicas e muito mais)
    ✏️ Sugestão de produção textual com rascunho, revisão e versão final
    🎤 Sugestão de atividades de oralidade, apresentações e debates
    📝 Sugestão de exercícios de fixação e reforço
    🎭 Sugestão de projetos interdisciplinares e oficinas criativas
    📊 Sugestão de avaliações e devolutivas

Com este planejamento, você terá um ano letivo completo estruturado, sem precisar passar horas elaborando atividades.

🛒 Adquira agora e facilite sua rotina como professor! 🚀

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “4º ano Fundamental – PORTUGUÊS – PLANEJAMENTO ANUAL”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!