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2º ano Fundamental – PORTUGUÊS – PLANEJAMENTO ANUAL

NESTA AULA CONTÉM:

  • Sondagem diagnóstica de leitura e escrita
  • Apresentação do alfabeto: vogais, consoantes e princípio acrofônico
  • Famílias silábicas (P/B, T/D) e leitura de palavras simples
  • Segmentação de palavras em frases
  • Pontuação básica: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação
  • Leitura compartilhada e função social do texto
  • Cópia e reescrita de texto breve (bilhete)
  • Ditado com imagens: correspondência fonema-grafema
  • Jogo de formar e recombinar sílabas
  • Reforço em grafemas de som próximo (F/V; T/D)
  • Trabalhando a nasalidade (m/n/til)
  • Treinando a escrita cursiva
  • Leitura coletiva de texto informativo e bate-papo sobre o tema
  • Prática de oralidade: leitura em voz alta e identificação de palavras-chave
  • Textos curtos do cotidiano: leitura de convites simples
  • Elaboração de uma frase-convite (coletiva) com uso correto de pontuação e segmentação
  • Sinônimos e antônimos: leitura de parágrafos e uso de prefixos de negação (in-/im-)
  • Aumentativo e diminutivo: criação de frases com os sufixos -ão, -inho/-zinho
  • Revisão geral: leitura de palavras e frases, correção ortográfica coletiva, jogo de perguntas e respostas
  • Pequena avaliação formativa: ditado de frases, leitura de texto curto e interpretação
  • Leitura de calendário: datas importantes, leitura de dias da semana e meses
  • Produção de listas de compras ou “lista de desejos”: segmentação e ortografia correta
  • Cópia de texto breve + reescrita em 1ª pessoa
  • Cantiga infantil: leitura, interpretação e canto coletivo
  • Análise de rimas na cantiga: sublinhar palavras rimadas e criar 2 versos novos
  • Localizando informações explícitas em texto instrucional
  • Oralidade: leitura de instruções em voz alta e execução/comentários dos colegas
  • Exercício de vocabulário: substituição de palavras em frases por sinônimos
  • Produção de texto breve: recado ou aviso para a escola
  • Revisão coletiva do texto produzido: pontuação, ortografia e adequação ao gênero
  • Leitura de cantiga ou poema curto: aspectos lúdicos, ritmo e melodia
  • Criação de versos curtos usando diminutivos e aumentativos
  • Exploração de adivinhas, parlendas ou trava-línguas: leitura e interpretação
  • Correção coletiva de texto com erros propositais de segmentação e pontuação
  • Leitura em duplas de folhetos (ex.: campanha de vacinação), discussão sobre o tema e identificação de informações principais
  • Criação de um pequeno “cartaz” de conscientização (informal) sobre higiene ou segurança na escola
  • Revisão de blocos 1 e 2: dinâmica de perguntas e respostas, leitura de palavras-chave, ortografia
  • Verificação formativa (mini prova ou atividade) envolvendo leitura e escrita de textos curtos
  • Momento de leitura livre: alunos escolhem livros simples (cantigas, contos) e fazem breve relato oral
  • Fechamento do Bloco 2: exposição dos trabalhos (cartazes, cantigas) e roda de conversa sobre avanços e dificuldades
  • Leitura de exemplos de bilhetes e cartas (digitais ou impressos): identificação de destinatário, assunto e despedida
  • Produção de bilhete para um colega ou professor, definindo quem é o destinatário e o assunto
  • Revisão em duplas dos bilhetes: verificar pontuação, clareza e formatação
  • Leitura de relatos pessoais curtos (ex.: “Meu fim de semana”). Identificar sequência de fatos
  • Produção de um pequeno relato pessoal (tema: “O que gosto de fazer em casa”). Usar expressões temporais
  • Revisão coletiva: correção de ortografia e pontuação, mantendo a coerência do relato
  • Receitas simples: leitura e compreensão (ingredientes, modo de fazer)
  • Escrita de receita coletiva (ou instruções de montagem de brinquedo)
  • Formatação e diagramação: discutir título, lista de ingredientes, modo de preparo
  • Pequena apresentação oral: cada grupo lê sua receita para a turma, reforçando clareza na oralidade
  • Leitura de convites (reforço e variação): identificar para quem, data, local e o que se comemora
  • Produção de convite para um evento fictício na escola (festa junina, aniversário)
  • Revisão e troca de convites entre colegas, leitura e verificação se as informações estão completas
  • Cópia de texto breve (aviso) com foco em caligrafia cursiva (reforço)
  • Leitura de contos curtos: identificar início, meio e fim (introdução breve a textos narrativos, embora o foco seja vida cotidiana)
  • Rodízio de leitura de bilhetes, convites e relatos produzidos pelos alunos
  • Resumo e síntese: cada aluno escreve duas ou três frases sobre algo que aprendeu nestas últimas aulas
  • Correção coletiva dos resumos: ortografia, pontuação e clareza
  • Revisão geral do Bloco 3: jogo de perguntas sobre bilhetes, relatos, instruções (estrutura, finalidade)
  • Avaliação formativa: leitura de um bilhete e produção de um relato curto
  • Leitura de manchetes e fotolegendas (pequenos trechos de notícias infantis)
  • Observando fotos e criando legendas simples
  • Como se faz uma notícia? Elementos básicos (quem, onde, quando, o que)
  • Produção de uma notícia curta sobre algo da escola (ex.: evento, passeio). Definir título e lide (início)
  • Revisão e diagramação da notícia: colocar data, autor (repórter), local
  • Apresentação oral das notícias em formato de jornal falado: cada grupo lê sua notícia para a turma
  • Leitura de notícia curta de jornal infantil on-line (ou impressa). Identificar recursos visuais (cores, fontes)
  • Exercício de síntese: cada aluno reescreve a notícia em 3 frases, sem perder as informações principais
  • Entrevista simulada: um aluno como repórter, outro como entrevistado. Gravar em áudio ou vídeo (se possível)
  • Transcrição da entrevista gravada (em duplas ou coletivamente)
  • Correção coletiva da entrevista transcrita: ortografia, formatação
  • Pesquisa em revistas/jornais (ou materiais impressos) de notícias infantis para recortar manchetes e fotolegendas
  • Produção de um mural na sala, com as manchetes recortadas e coladas, cada aluno cria uma pequena legenda a partir das imagens
  • Leitura conjunta de algumas notícias coladas no mural, discussão sobre veracidade, fontes, para quem é destinada
  • Aprimorar jornal falado: cada equipe cria um bloco de notícias e apresenta
  • Exploração de recursos gráficos: criação de títulos com letras diferentes, uso de imagens
  • Revisão geral do que foi aprendido sobre notícias, manchetes e fotolegendas (jogo de perguntas e respostas)
  • Produção final de uma notícia (ou pequeno jornal da turma), que será digitado ou escrito
  • Edição em computador (se possível): inserção de imagens, formatação de texto
  • Avaliação do Bloco 4: apresentar o jornal pronto, cada aluno fala sobre sua participação
  • Leitura e análise de pequenos anúncios infantis (publicitários) ou cartazes de campanhas de conscientização
  • Slogans: exemplos curtos (“Beba água!”, “Use protetor!”). Discutir impacto das palavras curtas e diretas
  • Criação de slogans em duplas, relacionados a temas de saúde ou meio ambiente
  • Cartaz publicitário: cada dupla cria um cartaz (papel pardo ou sulfite) com slogan, imagem e layout adequado
  • Apresentação oral: cada dupla mostra seu cartaz e lê o slogan em voz alta
  • Revisando ortografia e clareza dos cartazes, incluindo uso adequado de cores e imagem
  • Análise de campanhas de conscientização: vídeos, cartazes da escola, comunidade
  • Planejamento de campanha: em grupos, escolher um tema (ex.: “Economizar água”). Cada grupo discute ideias para slogans e imagens
  • Produção do material (cartaz, folheto) da campanha. Textos curtos, imagens chamativas
  • Gravação de áudio ou vídeo com o slogan (se possível, usando celular ou gravador simples), para veicular a campanha oralmente
  • Exibição do áudio/vídeo em sala. Feedback dos colegas
  • Identificando a forma de composição de slogans: exercício de reescrita de slogans famosos para outro tema
  • Trabalho com rimas e aliterações em slogans (caso queiram dar tom lúdico: “Brinque e recicla, que tudo facilita!”)
  • Leitura e análise de HQ ou tirinha que traga tema de conscientização
  • Criação de tirinha curta com objetivo de conscientização, usando balões e onomatopeias
  • Revisão coletiva: ortografia, clareza das falas, consistência da mensagem na tirinha
  • Exposição dos cartazes, slogans, tirinhas na escola (corredor ou mural)
  • Registro fotográfico ou digital das produções; comentar em roda de conversa as experiências
  • Revisão geral do Bloco 5: jogo de perguntas e respostas sobre anúncios, slogans e campanhas
  • Avaliação formativa: criação de um mini-folheto publicitário individual
  • Leitura de verbetes infantis (tema simples: animais, lugares). Discutir estrutura (título, explicação, curiosidades)
  • Pesquisa orientada (pode ser livros didáticos ou material impresso) sobre um tema escolhido pela turma
  • Escrita de verbete em dupla, usando informações encontradas. Estrutura: nome do tema, descrição, curiosidades
  • Revisão dos verbetes produzidos, checando clareza e formatação
  • Relatos de experimentos: leitura de um modelo simples
  • Realização do experimento: plantar feijão. Registrar em pequenos grupos data, hipóteses, observações
  • Produção do relato de experimento: título, material, passo a passo, conclusão
  • Oralização do resultado parcial do experimento (cada grupo relata ao restante da turma)
  • Revisão e diagramação do relato: inserir pequenas ilustrações/fotos, organizar texto
  • Entrevista: aprender a formular perguntas sobre um tema investigativo (ex.: entrevistar um funcionário da escola sobre algo)
  • Simulação de entrevista em sala (um aluno faz o papel de entrevistado, outro de entrevistador)
  • Escrita da entrevista: transcrever perguntas e respostas
  • Edição do texto da entrevista: pontuação em falas, ortografia
  • Pequeno “livrinho” de experimentos e entrevistas: reunir textos produzidos em grupo
  • Digitando e formatando (se houver recursos) ou passando a limpo o “livrinho”. Inserir capa, sumário
  • Leitura compartilhada do que já foi produzido, com feedback dos colegas sobre clareza e interesse dos textos
  • Apresentação final dos relatos de experimentos e entrevistas
  • Revisão geral de conteúdos do bloco investigativo (verbete, relato de experimento, entrevista)
  • Avaliação formativa: produção curta de um texto investigativo (mini-verbetes ou relato de observação)
  • Exposição do “livrinho” na escola ou sala de leitura. Encerramento do Bloco 6
  • Leitura de parlendas e trava-línguas (retomada), com destaque para rimas e ritmo
  • Criação coletiva de uma parlenda curta
  • Leitura de poemas infantis de autores brasileiros. Discutir rima e repetição de sons
  • Destaque de rimas no poema, listando palavras que rimam e explorando significados
  • Produção de estrofes curtas (2 ou 4 versos) com rimas simples
  • Apresentação oral dos versos criados. Enfatizar ritmo, entonação, expressão corporal
  • Poemas visuais: mostrar exemplos de poesia concreta, distribuição das letras no espaço da folha
  • Criação de poema visual: cada aluno desenha a forma relacionada ao tema do poema, dispondo palavras
  • Leitura dramatizada: alunos escolhem um poema e fazem leitura expressiva (voz, gestos)
  • Debate: Por que a poesia é diferente de outros textos? Quais sensações ela desperta?
  • Jogos de palavras (aliterações, trocas de letras) para formar versos engraçados
  • Construção de um Varal de Poesias na sala ou corredor. Alunos penduram seus poemas
  • Rodas de leitura: cada um lê o poema de um colega. Troca de impressões e elogios
  • Poemas musicados: ouvir canções baseadas em poemas (se possível) e identificar rimas, ritmo
  • Revisão das criações poéticas: ortografia, disposição, limpeza e legibilidade
  • Produção final de um pequeno “livro de poesias” da turma, reunindo principais produções
  • Digitação (caso possível) ou transcrição final dos poemas. Organização dos textos
  • Recital de poesia para outra turma ou para os pais (se viável)
  • Discussão: O que aprenderam sobre rima, ritmo, sonoridades? Como foi criar poemas?
  • Avaliação formativa: criação de um poema curto ou trava-línguas inédito, leitura em voz alta
  • Leitura de um conto infantil (em capítulos curtos). Identificar personagens e cenário
  • Debate sobre o enredo: quem são os personagens principais? Onde se passa a história?
  • Identificação de conflito e solução: em que momento surge o problema? Como se resolve?
  • Reconto oral do conto lido: cada aluno narra uma parte, em sequência
  • Atividade escrita: reescrever um trecho do conto, mudando o cenário ou personagem
  • Leitura de História em Quadrinhos (HQ): observar balões, onomatopeias, recursos gráficos
  • Criação de HQ curta (3 ou 4 quadrinhos) a partir de um enredo simples
  • Socialização das HQ: leitura em duplas e feedback sobre clareza da história
  • Destaque de aspectos multissemióticos (tipos de balão, letras grandes para gritos, onomatopeias)
  • Leitura de crônica infantil ou conto mais moderno. Debate sobre a linguagem usada
  • Comparação: conto tradicional x conto moderno (semelhanças e diferenças de estrutura)
  • Caracterização de personagens: listar palavras/expressões que descrevem cada personagem (bonzinho, valente, teimoso etc.)
  • Produção de texto narrativo (coletivo): criando uma história com início, conflito e resolução
  • Revisão do texto narrativo: ortografia, coesão, se o conflito ficou claro e resolvido
  • Ilustração da história coletiva, relacionando texto e imagem
  • Leitura final da história para a turma. Cada aluno lê um parágrafo
  • Momento de apreciação literária: professor lê em voz alta um conto clássico, com entonação, para fruição
  • Discussão: Quais partes mais gostaram na leitura? O que mudou em nossa forma de ler contos?
  • Revisão geral do Bloco 8: conceitos de narrativa, conflito, personagens, onomatopeias em HQ
  • Avaliação formativa: breve leitura de um texto narrativo inédito + perguntas de compreensão + produção curta de um trecho de história
  • Debate dirigido sobre tema simples (ex.: “Como cuidar do meio ambiente na escola?”), com alternância de turnos de fala
  • Análise dos aspectos paralinguísticos: gravar um pequeno vídeo do debate e rever (gestos, expressão facial, tom de voz)
  • Simulação de entrevista coletiva (sobre um assunto conhecido da turma). Cada aluno formula uma pergunta
  • Correção de postura e uso de voz: exercícios de fala em pé, olhando para a plateia, usando volume adequado
  • Leitura expressiva de tirinhas ou pequenas histórias para a turma, observando turnos de fala e tom de voz
  • Registro escrito do que foi discutido nos debates (resumo coletivo)
  • Revisão ortográfica: texto com lacunas a serem preenchidas com palavras corretas (dificuldades frequentes da turma)
  • Exercícios de pontuação em falas de diálogos, enfatizando o uso correto de travessão ou pontuação específica
  • Cópia de um texto mais extenso (pequeno conto), focando caligrafia e pontuação
  • Leitura compartilhada desse texto copiado, checando se todos pontuaram adequadamente
  • Pequenas apresentações individuais: “Fale sobre seu animal favorito” (ou tema à escolha). Cada aluno tem 2-3 minutos
  • Perguntas dos colegas após cada apresentação. Desenvolver escuta ativa e formulação de dúvidas
  • Autoavaliação oral: como se sentiram falando para o grupo? O que é fácil/difícil?
  • Correção de pronúncia e entonação: exercícios lúdicos (ler trava-línguas, canções) para melhorar articulação
  • Revisão de conteúdos de leitura e escrita em forma de “circuito de estações” (cada estação revisa um tópico)
  • Verificação (mini teste ou atividade) voltada à ortografia, pontuação e compreensão leitora
  • Debate final sobre a importância de falar e ouvir bem, relacionando à comunicação diária
  • Revisão das produções (textos de debates, diálogos, apresentações) para organizar em portfólio ou pasta
  • Roda de conversa sobre conquistas no campo da expressão oral e escrita
  • Avaliação do Bloco 9: breve apresentação oral individual + escrita de um pequeno texto (resumo do que aprendeu)
  • Proposta de projeto final: criar um “Livro de Textos” da turma (pode incluir poemas, contos, reportagens, etc.)
  • Seleção de textos de cada aluno (ou grupo) para compor o livro. Definir quais gêneros serão incluídos
  • Revisão final de ortografia, pontuação e adequação de cada texto
  • Diagramação: criar capa, sumário, dividir seções. Uso de desenhos ou fotos
  • Produção digital (se possível) ou montagem manual (impressão e encadernação simples) do Livro de Textos
  • Planejamento de evento de culminância: por exemplo, “Tarde de Autógrafos” ou “Apresentação do Livro”
  • Criação de cartazes ou convites para divulgar o evento (retomando texto publicitário ou de divulgação)
  • Ensaio das apresentações orais que ocorrerão no dia do evento
  • Evento de culminância (se possível, convidar outras turmas ou pais): apresentar textos, ler poemas, mostrar cartazes
  • Registro e reflexão: produção de um texto pessoal sobre como foi participar do evento
  • Retomada de conteúdos de ortografia e leitura que os alunos ainda apresentam dúvida
  • Atividade de leitura autônoma: cada aluno escolhe um texto (poesia, HQ, conto) e faz leitura silenciosa, depois comenta oralmente
  • Revisão de gêneros: cartaz na lousa listando todos os gêneros estudados (bilhete, convite, receita, notícia, HQ, poema etc.)
  • Dinâmica de “Qual é o gênero?”: o professor lê trechos e os alunos identificam de qual gênero se trata
  • Miniavaliação de leitura e interpretação de texto + escrita curta
  • Reflexão oral: quais foram as maiores dificuldades e conquistas? Registrar no caderno
  • Sugestões para o próximo ano: cada aluno escreve o que gostaria de aprender mais em Língua Portuguesa
  • Gincana de revisão: jogos de perguntas sobre ortografia, pontuação, gêneros textuais
  • Encerramento formal: entrega de portfólios, livros produzidos, reflexão coletiva, elogios e comemorações
  • Avaliação final (pode ser uma atividade global de leitura, produção de texto e oralidade), registro dos resultados para o fechamento do ano

R$150,00

Descrição

Arquivo em PDF não editável com 498 páginas, contendo:

  • Esta apostila traz planejamentos detalhados para todas as aulas do 1º ano do Ensino Fundamental, seguindo todas as habilidades da BNCC e garantindo um ensino estruturado, dinâmico e envolvente para os alunos.

    200 aulas organizadas dia a dia
    Distribuição equilibrada dos conteúdos ao longo do ano
    Sugestões de atividades práticas, avaliações, jogos pedagógicos e projetos
    Nossos planos de aula inclui gêneros textuais, ortografia, produção de texto, interpretação e muito mais!

    Sabemos que o tempo do professor é valioso. Por isso, este material foi desenvolvido para que você tenha todas as suas aulas planejadas, evitando o desgaste com a criação de planos de aula e permitindo que você se dedique ao que realmente importa: o ensino de qualidade!

    🔹 O que você encontrará nesta apostila?

    PLANEJAMENTOS DE:
    📖 Sugestão de gêneros textuais (bilhetes, cartas, notícias, fábulas, HQs, crônicas e muito mais)
    ✏️ Sugestão de produção textual com rascunho, revisão e versão final
    🎤 Sugestão de atividades de oralidade, apresentações e debates
    📝 Sugestão de exercícios de fixação e reforço
    🎭 Sugestão de projetos interdisciplinares e oficinas criativas
    📊 Sugestão de avaliações e devolutivas

Com este planejamento, você terá um ano letivo completo estruturado, sem precisar passar horas elaborando atividades.

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