Search

1º ano Fundamental – PORTUGUÊS – PLANEJAMENTO ANUAL

NESTA AULA CONTÉM:

    • O sentido da leitura e da escrita
    • Ditado de palavras simples
    • Comparando escritas
    • Distinguir letras de outros sinais
    • Sistema alfabético e sons da fala
    • Segmentação oral em sílabas
    • Identificando fonemas e letras
    • Relacionar partes sonoras à escrita
    • Comparar palavras (sons iniciais, medianos e finais)
    • Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo
    • Formatos de letras (imprensa/cursiva, maiúsculas/minúsculas)
    • Reconhecer espaços em branco entre palavras
    • Comparar palavras (reforço de sílabas iniciais, medianas e finais)
    • Revisão da direcionalidade de leitura
    • Escrita de palavras simples e comparação de escritas
    • Projeto “Alfabeto Ilustrado”
    • Jogo de memória de sílabas
    • Leitura compartilhada: ênfase em espaços entre palavras
    • Rodas de rimas e comparação de palavras
    • Avaliação lúdica e fechamento do bloco
    • Pontuação: ponto final (.), interrogação (?) e exclamação (!)
    • Entonação e sinais de pontuação
    • Sinônimos e antônimos
    • Exercícios com sinônimos/antônimos
    • Elaborar frases usando pontuação (., ?, !) e vocabulário variado
    • Legendas para pequenos desenhos ou fotos, aplicando pontuação e variando vocabulário (sinônimos, antônimos)
    • Pequenos diálogos, focando no uso de pontuação e sinônimos/antônimos
    • Revisão dos conteúdos: pontuação em frases e diálogos, vocabulário (sinônimos/antônimos)
    • Pequeno projeto – Criar um cartaz (ou folheto) com mini-textos: frases, legendas, diálogos
    • Exposição e retomada final das habilidades (pontuação, sinônimos/antônimos)
    • Revisão rápida de pontuação e vocabulário em pequenos textos
    • Leitura de um texto simples (fábula curta ou pequeno relato) para identificar pontuação e localizar sinônimos/antônimos
    • Produção de mini-parágrafos com atenção à pontuação e ao vocabulário
    • Jogos linguísticos para reforçar pontuação e vocabulário
    • Revisão de segmentação e direcionalidade no contexto de frases pontuadas
    • Leitura compartilhada de um texto mais extenso (pequeno conto)
    • Produção de um diálogo expandido
    • Mini-projeto – Criação de um pequeno dicionário de sinônimos/antônimos
    • Consolidação – Revisão de todos os conceitos
    • Fechamento do bloco – Apresentar trabalhos, reflexões finais
    • Parlendas e trava-línguas
    • Planejar e produzir convites/avisos simples
    • Registro de parlendas (professor como escriba)
    • Recitar parlendas com entonação
    • Identificar formatação de listas, convites
    • Produzindo listas de regras para a sala
    • Produzir legendas para fotos ou ilustrações
    • Produzir curiosidades em áudio/vídeo
    • Formatação de enunciados, legendas
    • Projeto integrador
    • Revisão e aprofundamento de parlendas/quadrinhas
    • Produção de convites/avisos com mais detalhes
    • Listas de tarefas ou atividades culturais
    • Produção de legendinhas + registro oral
    • Enunciados e instruções
    • Leitura coletiva de quadrinhas e parlendas novas
    • Pequeno projeto de regras de convivência avançado
    • Criação de “Quadrinho de Parlenda” ou “Painel de Curiosidades”
    • Revisão geral de gêneros aprendidos (listas, convites, avisos, legendas)
    • Transição e fechamento do bloco
    • Recontagem de histórias lidas
    • Identificar personagens, enredo, tempo e espaço
    • Recontos progressivos – Retomando a história
    • Explorando o enredo: início, meio, fim
    • Recontagem oral e ilustrada
    • Reconhecendo personagens, tempo, espaço
    • Atividades progressivas de recontagem (oral e escrita)
    • Criação coletiva de um final diferente
    • Compartilhamento de recontos orais e escritos
    • Projeto de narrativa curta
    • Leitura de história mais longa (um conto popular)
    • Ficha de personagens
    • Criação coletiva de uma micro-história
    • Revisão de micro-história e ilustração
    • Projeto de recontos diversos
    • Produção individual de pequeno texto narrativo
    • Discussão de narrativas e outras linguagens
    • Leitura e debate de histórias alinhadas ao folclore ou literatura infantil
    • Projeto de reescritura – Escolhendo uma história e adaptando-a
    • Avaliação final do bloco – Exposição de recontos e histórias
    • Ler palavras novas com precisão
    • Selecionar textos simples impressos/digitais
    • Cópia de textos breves
    • Ler e compreender avisos, convites
    • Produzir pequenas histórias ou poemas
    • Gravar instruções (receitas, etc.)
    • Rimas e aliterações em cantigas
    • Leitura de fotolegendas, notícias curtas
    • Identificar anúncios publicitários infantis
    • Ler cartazes e regras da escola
    • Escrever fotolegendas e notícias simples
    • Criar anúncios publicitários
    • Planejar slogan/campanha (conscientização)
    • Formatação de cartas de leitor
    • Identificar composição de slogans
    • Diagramação de anúncios
    • Ler enunciados de tarefas, diagramas
    • Apreciar poemas, efeitos sonoros
    • Reconhecer rimas em textos versificados
    • Projeto: mural com anúncios e poemas
    • Introdução ao projeto “Jornalzinho da Turma”
    • Revisão de notícias e fotolegendas
    • Entrevistas e perguntas
    • Campanhas de conscientização
    • Organização do jornalzinho – Edição inicial
    • Revisando ortografia e layout (no contexto do jornalzinho)
    • Pequenas entrevistas aprofundadas
    • Anúncios e campanhas – Versão final
    • Checagem final do jornalzinho
    • Exposição e leitura do “Jornalzinho da Turma”
    • Leitura crítica do jornal
    • Ampliação de vocabulário
    • Interação oral sobre o jornal – Debates
    • Leituras complementares – Notícias de fora
    • Atividades extras com anúncios publicitários
    • Pequenas entrevistas extras – Conversando com um convidado
    • Diagramação e revisão – Criação de nova edição ou suplemento
    • Comparar gêneros jornalísticos com gêneros poéticos
    • Atividade lúdica de consolidação – Gêneros jornalísticos e publicitários
    • Encerramento e avaliação final do bloco
    • Introdução ao campo investigativo
    • Leitura e interpretação de diagramas simples
    • Pesquisas simples – Organizando perguntas
    • Entrevistas com colegas da escola
    • Organizando dados da pesquisa
    • Curiosidades – Leitura e elaboração de texto curto
    • Produção de pequeno relatório investigativo
    • Diagramas de sequência ou classificação
    • Ensaios de apresentação oral – Pesquisas e curiosidades
    • Consolidação do bloco – Apresentar pesquisas e diagramas
    • Planejamento do “Painel de Curiosidades” ou “Livro de Descobertas”
    • Organização e ilustração dos conteúdos
    • Revisão de ortografia e pontuação nos textos investigativos
    • Finalização da montagem
    • Apresentação oral do painel/livro
    • Reflexão sobre o processo investigativo
    • Ampliação para EF15LP – Uso de recursos gráficos e função social
    • Tarefas investigativas extras
    • Leituras complementares e conexão com outras disciplinas
    • Encerramento do bloco 7
    • Função social dos textos
    • Planejamento de texto – Considerar interlocutores e suporte
    • Produção de texto considerando interlocutor e suporte
    • Oficina de revisão textual – Cortes, acréscimos, reformulações
    • Correção de ortografia e pontuação
    • Uso de recursos digitais para editar textos
    • Oficina de reescrita: cortes, acréscimos e reformulações (revisão 2)
    • Análise e função social do texto produzido
    • Prática de fala com clareza
    • Oficina de escuta atenta
    • Inserindo recursos multimídia
    • Fala com clareza – Apresentação de texto final
    • Escuta ativa – Perguntas e esclarecimentos
    • Revisão final – Criação de um pequeno portfólio de textos
    • Oficina de reescrita de outro gênero
    • Uso de ferramentas digitais para compartilhar textos
    • Expressão oral aprimorada – Pequenos discursos
    • Escuta atenta – Debates em grupo
    • Preparação para a apresentação final
    • Encerramento do bloco 8 – Apresentação e síntese
    • Introdução às regras de conversa
    • Escuta atenta e turnos de fala
    • Formas de perguntar e solicitar esclarecimentos
    • Respeito aos turnos de fala, formas de tratamento
    • Aspectos paralinguísticos: direção do olhar, gestos, expressão corporal
    • Identificar finalidades da interação oral
    • Simulações de conversas em grupo
    • Rodas de conversa – Temas livres
    • Debates curtos com regras claras
    • Oficina final de perguntas e respostas
    • Relatos de experiências
    • Apresentações curtas
    • Expressão corporal e tom de voz
    • Pequenas dramatizações
    • Debate estruturado
    • Rodas de conversa – Temas livres, com observador
    • Relatos de experiências – Versão ampliada
    • Oficina de fala com avaliação por ficha
    • Ensaio final de apresentações
    • Encerramento do bloco 9 – Apresentações ou exposição final
    • Introdução às HQs e tirinhas – Reconhecendo balões
    • Onomatopeias em HQs
    • Recursos gráficos nas HQs
    • Leitura de contos curtos
    • Crônicas curtas – Identificando efeitos de sentido
    • Comparação entre HQs e contos
    • Recontos orais de HQs
    • Poemas visuais e concretos
    • Recontos orais de contos literários
    • Projeto integrador: combinar HQ e literatura
    • Planejamento de tirinhas

OBJETIVOS

  • Esta apostila apresenta os planejamentos de Português para o 1º ano do Ensino Fundamental, abrangendo todos os dias letivos do ano. Nosso principal objetivo é facilitar o trabalho do professor, garantindo que ele possa focar sua carga horária no que realmente importa: a prática pedagógica em sala de aula.

    Sabemos que muitos professores enfrentam uma carga excessiva de planejamento fora do horário remunerado. Pensando nisso, estruturamos planos de aula completos e organizados, com todos os conteúdos distribuídos ao longo do ano letivo, de forma equilibrada e conforme a BNCC. Dessa forma, garantimos mais tempo, menos sobrecarga e um ensino estruturado e eficiente para professores e alunos.

R$150,00

Descrição

Arquivo em PDF não editável com 266 páginas, contendo:

  • Esta apostila traz planejamentos detalhados para todas as aulas do 1º ano do Ensino Fundamental, seguindo todas as habilidades da BNCC e garantindo um ensino estruturado, dinâmico e envolvente para os alunos.

    200 aulas organizadas dia a dia
    Distribuição equilibrada dos conteúdos ao longo do ano
    Sugestões de atividades práticas, avaliações, jogos pedagógicos e projetos
    Nossos planos de aula inclui gêneros textuais, ortografia, produção de texto, interpretação e muito mais!

    Sabemos que o tempo do professor é valioso. Por isso, este material foi desenvolvido para que você tenha todas as suas aulas planejadas, evitando o desgaste com a criação de planos de aula e permitindo que você se dedique ao que realmente importa: o ensino de qualidade!

    🔹 O que você encontrará nesta apostila?

    PLANEJAMENTOS DE:
    📖 Sugestão de gêneros textuais (bilhetes, cartas, notícias, fábulas, HQs, crônicas e muito mais)
    ✏️ Sugestão de produção textual com rascunho, revisão e versão final
    🎤 Sugestão de atividades de oralidade, apresentações e debates
    📝 Sugestão de exercícios de fixação e reforço
    🎭 Sugestão de projetos interdisciplinares e oficinas criativas
    📊 Sugestão de avaliações e devolutivas

Com este planejamento, você terá um ano letivo completo estruturado, sem precisar passar horas elaborando atividades.

🛒 Adquira agora e facilite sua rotina como professor! 🚀

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “1º ano Fundamental – PORTUGUÊS – PLANEJAMENTO ANUAL”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!